Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 11 de novembro de 2017

"A MALDIÇÃO DO CORVO NEGRO"

A minha estreia com esta autora e sinceramente não fiquei impressionada nem fã da sua escrita.
Uma história que tinha tudo para dar um bom livro mas, no meu entender, há muita "palha" pelo meio, o que nos faz estar a "mastigar" a história, e foi com grande esforço que cheguei ao final...
Uma comunidade pequena, em que toda a gente se conhece, é de repente assolada pela descoberta do corpo de uma jovem estrangulada até à morte e deixada ao abandono na neve.
Num meio pequeno é sempre fácil atribuir culpas a quem menos hipóteses tem de se defender, logo Magnus Tait, um orfão solitário e algo retardado, é a pessoa ideal para apontar como culpado do crime, sendo que a maior parte das pistas conduzem à sua condenação.
Mas será que mesmo vivendo numa terra pequena conhecemos bem quem nos rodeia? Ou poderemos vir a ser apanhados de surpresa com os segredos de quem pensamos conhecer bem?
Como já disse a história é boa, o final é igualmente bom... o desenvolvimento da acção é que se tornou muito chato.

Numa fria manhã de Janeiro, as ilhas Shetland jazem sob um espesso manto de neve. A caminho de casa, os olhos de Fran Hunter são atraídos por uma mancha de cor viva no meio da brancura, sobre a qual paira um bando de corvos. Trata-se do cadáver estrangulado de Catherine Ross, a sua vizinha adolescente. Enquanto Fran abre a boca para gritar de horror, os corvos continuam a sua dança macabra… Os habitantes da pequena e tranquila ilha focam imediatamente as suas suspeitas num homem - o solitário e retardado Magnus Tait. Mas quando a polícia insiste em investigar mais a fundo, o véu da suspeita ergue-se sobre toda a comunidade. Pela primeira vez em muitos anos, os vizinhos de Catherine fecham nervosamente as portas à chave, enquanto um assassino vive no meio deles. A Maldição do Corvo Negro é um romance policial inesquecível e magnificamente concebido e consolida a reputação de Ann Cleeves como uma das mais importantes novas vozes no policial de ambiente psicológico. A Maldição do Corvo Negro é o primeiro livro de uma tetralogia, "O Quarteto das Shetland", todo passado nas Ilhas Shetland e que tem o detective Jimmy Perez como protagonista.
Ao longo destes quatro livros, o detective vai mantendo uma relação amorosa com Fran Hunter, uma pintora, mãe solteira de uma adolescente, que conhece justamente neste primeiro livro e o irá acompanhar ao longo dos próximos três casos de polícia passados neste sítio calmo e pacatíssimo, onde parece que nada de mal pode acontecer.
Policial clássico - com a estrutura típica do descobrir "quem é o culpado" dentro de uma comunidade fechada - mas com uma linguagem narrativa actual e que se lê de um fôlego, Ann Cleeves tem sido comparada a Barbara Vine e a Agatha Christie, pelo enredo clássico e a trama psicológica densa e tensa.
Notas sobre a autora:
Ann Cleves cresceu no campo inglês, primeiro em Herefordshire e depois em North Devon. Antes de se dedicar à escrita, trabalhou como oficial de liberdade condicional, auxiliar da Guarda Costeira e assistente social. Actualmente promove a leitura no Harrogate Crime- -Writing Festival, como leitor residente e é também membro do «Murder Squad», trabalhando com outros autores do Norte para promover a escrita de romances policiais. A Maldição do Corvo Negro, o seu décimo nono livro, foi eleito o melhor romance policial de 2006 pela Associação Inglesa de Escritores de Policiais.